sexta-feira, 17 de junho de 2011

TIPOS DE ESCOAMENTOS

  • O ESCOAMENTO LAMINAR é aquele no qual as partículas de um fluido movem-se ao longo da trajetória bem definida, em laminas ou camadas, cada uma delas preservando suas características e escorrendo sobre a adjacente havendo assim somente troca de qualidade de movimento molecular, com isso, qualquer tendência a instabilidade ou turbulência é amortecida pela viscosidade do fluido, ocorrendo geralmente a baixas velocidades em um fluido que apresenta grande viscosidade.

   
  • O ESCOAMENTO TURBULENTO ocorre quando as partículas apresentam movimentos caóticos macroscópicos, não se movendo ao longo da trajetória bem definida, movendo-se em sentidos transversais/aleatorios ao movimento geral do conjunto. Este escoamento apresenta também as seguintes características importantes:
- Irregularidade
- Difusividade
- Altos números de Reynolds
- Flutuações tridimencionais
- Dissipação de energia



  • O ESCOAMENTO UNIDIMENCIONAL suas propriedades são representadas em função de valores medias da seção, estas propriedades – velocidade, massa especifica, pressão, etc – são funções exclusivas de uma única coordenada espacial e do tempo.
  • O ESCOAMENTO BIDIMENCIONAL ocorre quando as partículas de um fluido escoam em planos paralelos e seguem trajetórias idênticas, não havendo o escoamento na direção correta do plano.
  • O ESCOAMENTO ROTACIONAL,  também conhecido com VORTICOSO, ocorre quando as partículas de um fluido, apresentam rotação em relação a um eixo qualquer em determinada região.
  • O ESCOAMENTO IRROTACIONAL é aquele que ocorre quando as partículas de um fluido não apresentam rotação em relação a um eixo qualquer em nenhuma das regiões que possam vir a ocorrer, esse escoamento é diretamente o oposto do Rotacional. 
  • ESCOAMENTO PERMANENTE é o escoamento que não tem variação das propriedades do fluido, no tempo.
  • O ESCOAMENTO VARIAVEL também conhecido com não permanente, isto porque as propriedades do fluido variam com o tempo.
  • O ESCOAMENTO UNIFORME é aquele cujas seções transversais de um dado conduto são iguais e a velocidade media, em todas as seções, num determinado instante for a mesma, ou seja, o vetor velocidade deve ter suas características – modulo, direção, sentido – iguais em todos os pontos do fluido.
  • O ESCOAMENTO VARIADO é o oposto do uniforme, apresentando as características da velocidade distintas nos pontos do fluido.
  • O ESCOAMENTO LIVRE ocorre quando todas as seções transversais de um fluido estiverem em contato com a atmosfera, isto ocorre nos rios e córregos, por exemplo. Este escoamente ocorre devido a gravidade, por isso também chamado de ESCOAMENTO DE SUPERFICIE LIVRE.
  • O ESCOAMENTO FORÇADO ocorre dentro de tubulações, ocupando toda área geométrica, apresenta pressão diferente que a pressão atmosférica, só ocorre através de ação gravitacional ou bombeamento, exemplo disto é a cromatografia.

Um comentário:

  1. A reologia é a parte da físico-quimica que estuda as propriedades e o comportamento mecânico de corpos que sofrem uma deformação ou um escoamento devido a ação de uma tensão de cisalhamento. Inúmeros sistemas apresentam um comportamento intermediário entre esses dois extremos, apresentando assim, tanto comportamento elástico quanto viscoso.

    ResponderExcluir