domingo, 19 de junho de 2011

REOLOGIA – FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS


REOLOGIA: é o estudo do comportamento deformacional e do fluxo de matéria submetido a tensões, sob determinadas condições termodinâmicas ao longo de um intervalo de tempo. Inclui propriedades como: elasticidade, viscosidade e plasticidade.

VISCOSIDADE: é a medida da resistência interna ou fricção interna de uma substancia ao fluxo quando submetida a uma tensão. Quanto mais viscosa a massa, mais difícil de escoar e maior o seu coeficiente de viscosidade. Um fluido é uma substancia que se deforma continuamente quando sujeito á ação de uma força. Os fluidos reais ( líquidos, gases, sólidos fluidizados) apresentam uma rersistencia á deformação ou ao escoamento quando submetidos a uma determinada tensão. Para os gases, a viscosidade está relacionada com a transferência de impulso devido a agitação molecular. Já a viscosidade dos líquidos relaciona-se mais com as forças de coesão entre as moléculas.
Os fluidos Newtonianos são aqueles que possuem uma viscosidade constante, seguindo a Lei de Newton. Esta classe abrange todos os gases e liquidos não poliméricos e homogêneas como o leite e o óleo. Os fluidos não Newtonianos tem a relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento inconstantes, podendo ser divididos em: viscoelasticos, dependentes e independentes do tempo.

Esquema de classificação dos fluidos segundo comportamento reológico.
 






















VISCOELASTICOS: são fluidos que possuem características de liquidos viscosos com propriedades elásticas e de sólidos com propriedades viscosas, ou seja, possuem propriedades elásticas e viscosas acopladas. Estas substancias quando submetidas à tensão de cisalhamento sofrem uma deformação e quando esta cessa, ocorre uma certa recuperação da deformação sofrida. Como exemplo temos: massas de farinha de trigo, gelatinas, queijo, saliva.
FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS INDEPENDENTES DO TEMPO: são aqueles cujas propriedades reológicas independem do tempo de aplicação da tensão de cisalhamento, podendo ser divididos em:
- sem tensão inicial: são aqueles que não necessitam de uma tensão de cisalhamento inicial para começarem a escoar. Compreendendo a maior parte dos fluidos não newtonianos, como exemplo temos: polpa de frutas, caldos de fermetação, solução de farinha de milho e açúcar.
- com tensão inicial: são os que necessitam de tensão de cisalhamento inicial para começarem a escoar, exemplificando temos: fluidos de perfuração de poços de petróleo, sangue, iogurte e purê de tomate.
FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS DEPENDENTES DO TEMPO: apresentam propriedades que variam, além da tensão de cisalhamento, com o tempo de aplicação desta tensão, para uma velocidade de cisalhamento constante. Como exemplo temos: tintas, ketchup, argila bentonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário