domingo, 19 de junho de 2011

MEDIDORES DE VAZAO

Os medidores de vazão consistem em duas partes distintas:

- ELEMENTO PRIMARIO: esta em contato direto com o fluido, resultando assim em alguma interação podendo estas ser: separação do jato do fluido, aceleração, queda de pressão, alteração da temperatura, formação de vórtices, indução de força eletromotriz, criação de uma força de impacto, alteração de tempo, e muitos outros fenômenos naturais. Refere-se especialmente a medição da vazão.
- ELEMENTO SECUNDARIO: tem a função de medir a grandeza física gerada pela vazão do fluido e transformá-la em volume, peso ou vazão instantânea. Refere-se especialmente a instrumentação em geral.

A classificação dos medidores de vazão se baseia somente no tipo do elemento primário, sendo assim divididos:
- Medidores de quantidade: o fluido passa completamente isolado, em peso ou volume, enchendo e esvaziando alternadamente câmaras de capacidade fixa e conhecida. Quando se adiciona um relógio para contar o tempo, obtém também o registro da vazão instantânea.
- Medidores de vazão instantânea: o fluido passa em um jato continuo. O movimento deste fluido através do elemento primário é utilizado diretamente ou indiretamente para atuar o elemento secundário.

Quanto maior o numero de opções de medidores, mais difícil a escolha. A seleção do medidor é uma tarefa difícil e complexa, geralmente exigindo varias iterações para se chegar à melhor escolha. São disponíveis tabelas relacionando os tipos dos medidores e as suas aplicações ideais, aceitáveis e proibidas. Porem as tabelas não são completas e não consideram todas as exigências e aplicações.


Referencias:
SERFATY, Reinaldo; MEDIDORES DE VAZÃO, agosto de 1996.

Um comentário:

  1. As características químicas e físicas do fluido que entra em contato direto com o medidor, são determinantes na escolha do medidor de vazão e dos seus materiais constituintes. São eles: corrosividade, viscosidade, abrasividade, sólidos em suspensão, valor e perfil da velocidade, entre outros.

    ResponderExcluir