domingo, 19 de junho de 2011

EXEMPLO DE MEDIDORES DE VAZÃO NA INDUSTRIA


A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão da água em estações de tratamento e residências até medições de gases industriais e combustivies. A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia-a-dia, por exemplo: o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível, entre outros.
Segue abaixo um exemplo de medidor de vazão: a TURBINA.

A turbina é um medidor de vazão volumétrico de líquidos e gases limpos, que extrai energia da vazão medida. A precisão da turbina é melhor que a de muitos outros medidores de vazão em regime turbulento e é usada como padrão para a calibração e aferição de outros medidores.
Principio básico de funcionamento de uma turbina: a vazão do fluido a ser medida impulsiona o rotor da turbina e o faz girar numa velocidade angular definida. A rotação das pás da turbina é diretamente proporcional a vazão do fluido. Há a geração de pulsos com freqüência linearmente proporcional a velocidade do fluido e como conseqüência, diretamente proporcional a vazão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário