domingo, 19 de junho de 2011

CURIOSIDADES DOS MEDIDORES DE VAZÃO


Hoje nos processos e controles industriais, somos testemunhas dos avanços tecnológicos com o advento dos microprocessadores e componentes eletrônicos, da tecnologia Fieldbus, o uso da Internet, etc., tudo facilitando as operações, garantindo otimização e performance dos processos e segurança operacional.Este avanço permite hoje que transmissores de pressão, assim como os de outras variáveis, possam ser projetados para garantir alto desempenho em medições que até então utilizam somente a tecnologia analógica.Os transmissores usados até então(analógicos) eram projetados com componentes discretos, susceptíveis a drifits devido à temperatura, condições ambientais e de processo, com ajustes constantes através de potenciômetros e chaves. Com o advento da tecnologia digital, a simplicidade de uso também foi algo que se ganhou.
Os transmissores de pressão são amplamente utilizados nos processos e aplicações com inúmeras funcionalidades e recursos. Como podemos ver na figura 1, a grande maioria dos processos industriais envolvem medições de vazão. Segundo a ARC – Advisory Group, o mercado mundial de transmissores de pressão em 2006 foi de U$1.8 bilhões e tem como previsão ultrapassar U$2.3 bilhões até 2011. Este crescimento se dará principalmente devido ao crescimento asiático e pela natrueza da atualização de equipamentos antigos e ultrapassados no mercado de forma geral.
Ainda vale citar os transmissores para aplicações SIS, Sistema Instrumentado de Segurança, assim como os transmissores wireless que começam a ser utilizados em algumas aplicações.
A Smar está finalizando o desenvolvimento do seu transmissor de pressão SIS e ainda seu transmissor de pressão Wireless e em breve os disponibilizará ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário