domingo, 19 de junho de 2011

MEDIDORES DE VISCOSIDADE


           O princípio de operação da maioria dos medidores de viscosidade, chamados de viscosímetros ou reômetros, é o mesmo. O objetivo é criar o modelo de Newton, onde se tem dois planos, um fixo e outro móvel, separados por um pequeno intervalo onde se coloca o fluido do qual se quer medir a viscosidade.
           Como o modelo de Newton admite uma geometria plana infinita ele é ideal. Na prática, a principal fonte de erro na medição da viscosidade está na influência das extremidades dos sistemas com dimensões finitas.
Há ainda medidores mais complexos e menos usados, baseados na medição da oscilação de uma lâmina vibrante imersa no fluido de medição, cuja taxa de amortecimento é função da viscosidade.

A viscosidade expressa a facilidade ou dificuldade com que um fluido escoa, quando submetido a uma força externa.
A viscosidade é a medida dos efeitos combinados de adesão e coesão das moléculas do fluido entre si.
A viscosidade pode ser considerada como a força de atrito que aparece quando uma camada de fluido é forçada a se mover em relação a outra.
A viscosidade pode ser tomada como o atrito interno do fluido ou a habilidade do fluido vazar sobre si mesmo.
Existem quatro tipos básicos de viscosímetro:
- Viscosimetro capilar: a viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do liquido através de um capilar de vidro. É medido o tempo de escoamento do liquido entre duas marcas feitas no viscosímetro. Não recomendado para líquidos não newtonianos.
- Viscosimetro de orifício: a viscosidade é medida pelo tempo que um volume fixo de liquido gasta para escoar através de um orifício existente no fundo de um recipiente. Indicado nas situações onde a rapidez, a simplicidade e robustez do instrumento e a facilidade de operação são mais importantes que a precisão e a exatidão na medida, por exemplo, nas fabricas de tinta, adesivos e óleos lubrificantes.
- Viscosímetro rotacional: a viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma parte fixa pelo liquido. Nos viscosímetros de cilindros concêntricos, a parte fixa é, em geral, a parede do próprio recipiente cilíndrico onde esta o liquido. A parte móvel pode ser no formato de palhetas ou um cilindro. Nos viscosímetros de cone-placa, um cone é girado sobre o liquido colocado entre o cone e uma placa fixa. Indicado para líquidos não newtonianos.
- Viscosímetro de esferas: a viscosidade é medida pela velocidade de queda de uma esfera dentro de um liquido colocado em um tubo vertical de vidro. É medido o tempo que uma esfera gasta para percorrer o espaço entre duas marcas feitas no viscosímetro.
Exemplo de um medidor de viscosidade:
Referencias:
BOLETIM TECNICO DA ESCOLA POLITECNICA DA USP – DEPARTAMENTO DE ENG MECATRONICA E DE SISTEMAS MECANICOS – ANALISE DO METODO DE MEDIÇÃO DE VISCOSIDADE DE LIQUIDOS POR ULTRA SOM USANDO A REFLEXÃO DE ONDAS DE CISALHAMENTO –EDILGUER ENRIQUE FRANCO GUZMAN e FLAVIO BUIOCHI – AGOSTO 2006


Um comentário: